terça-feira, 26 de outubro de 2010

tudo sobre o pum !

Da mesma maneira que o arroto, o ar engolido enquanto comemos ou ingeridos em bebidas gasosas pode ocasionar o pum (também conhecidos como peido ou flatulência). No entanto, muitos deles são gerados a partir de gases produzidos pelo nosso próprio organismo (no estômago e, principalmente, no intestino).

Quando as moléculas de alguns carboidratos que ingerimos não são quebradas ao passar pelo estômago, esses alimentos acabam indo para o intestino sem estar devidamente digeridos. Contudo, o intestino não produz as enzimas necessárias para realizar a digestão desses alimentos, e assim eles acabam sendo fermentados por bactérias hospedadas no intestino. Esse processo produz e libera muitos gases, entre eles, o gás metano. Esses gases, então, terminam de percorrer o tubo digestivo, e se alocam no reto aguardando uma oportunidade para serem liberados.

Para tentar evitar as flatulências, o recomendável é adotar uma dieta saudável. Não exagere na ingestão de carboidratos não absorvíveis, como as leguminosas (feijão e ervilha, por exemplo), coma muitas fibras e beba bastante água.

Expelimos gases, em média, 20 vezes ao dia, e liberamos em torno de 1 a 1,5 litro de gases diariamente. Então, o que não sai por meio de arroto, sai como pum. Mas, há casos raros (e estranhos) de pessoas que conseguem controlar a liberação dos puns e, até, soltar muito mais do que uma pessoa comum. Um exemplo é a história do homem que ficou rico soltando pum. No ano de 1892, estreou no famoso teatro Moulin Rouge, em Paris, o número de entretenimento “Disparo de canhão”, estrelado por Joseph Pujol. O “artista”, vestido sofisticadamente, reproduzia o som do canhão por meio de flatulências, quer dizer, puns! Ele também apresentou diversos números em que imitava os mais inusitados sons ao fazer pum; por conta disso ele enriqueceu com seus shows e ficou conhecido como Le Pétomane (“o peidorreiro”, em português).

Um comentário:

  1. Não consigo soltar gases. Tomo chás, remédio evito refrigerantes e tudo que provoca ele. Faço exercícios mas eles ficam todos parados. Causando dores.

    ResponderExcluir